sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Verdade seja dita...

Da última vez não contei o que realmente me convenceu a me arriscar no mundo virtual com um pouco mais de ousadia do que já tinha feito. Mas agora devo dizer. Acontece que tenho tido aulas de Tecnologia Aplicada ao Ensino, será que preciso explicar mais alguma coisa?

As aulas têm sido ótimas e superado  minhas espectativas. Apesar da minha pouca afinidade, ou melhor dizendo, da minha pouca desenvoltura com o uso das novas tecnologias, sempre considerei interessante sua aplicação no ensino de língua e literatura. Além disso, é praticamente inaceitável um professor desatualizado no que se refere ao letramento digital.

É um disperdício, não se valer de todos os recursos possíveis para ensinar o que não para de mudar nunca, a língua. Se ela é tão dinâmica não é possível produzir conhecimento sobre ela sem estar inteirado das suas ínúmeras possibilidades.  Não podemos eximir as possibilidaes que estão no nosso nariz, mas que não saem de nossa boca porque não as engolimos. O mundo de hoje não aceita e nem deve aceitar, professores descontextualizados.

 Para se contextualizar o ensino de língua é preciso estar contextualizado com o mundo no qual ela se faz. É preciso estar atento também à língua que está fora do livro didático e da estante de biblioteca. Estar atento à língua viva que circula hoje na boca e nos teclados dos nosso alunos. Isto é contextualizar-se com o mundo que se faz agora e com o ensino que se faz hoje para o aluno de hoje.

Falando em possibilidades linguísticas e em possibilidades de ensino, com o professor Ênio descobri mais uma, o blog. Uma possibilidade de produção e interação línguística e excelente recurso para um ensino de língua relevante e afinado com nossa sociedade pós-moderna.

Em nossas aulas vamos usar o blog como recurso educativo, e temos o desafio de  criar possibilidades de ensino de língua e de literatura vaelendo-se dele. Ainda não consegui definir meu projeto, pois realmente são muitas as possibilidades. Mas, o desafio foi aceito.

Vamos à criação de aulas mais tecnoLógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário